Seja bem vindo

Esta página visa divulgar os trabalhos da ONG REPARE (Rede Permanente de Assistência ao Recluso(a) e ao Egresso(a).
Obrigado por nos visitar!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Várzea Grande: Filhos de presos ganharão festa de Natal e presentes

  No próximo sábado (15), a Rede Permanente de Assistência ao Recluso e ao Egresso (Repare) promove uma festa natalina para os filhos dos presos da cadeia pública do Capão Grande, em Várzea Grande.

Brinquedos e materiais serão distribuídos às criançasA ação atenderá 62 crianças, de 0 a 12 anos, e será realizada no pátio do núcleo da Defensoria Pública de Mato Grosso naquela comarca. As crianças em idade escolar receberão kit de material e brinquedo.
A assistente social da cadeia, Jane Medeiros, sugeriu que a festa fosse realizada num local alheio ao recinto, para evitar que as crianças ficassem com a percepção de que presídio é um lugar bacana.
A Funac (Fundação Nova Chance), a Associação Comunitária de Comunicação Varzeagrandense e o Sindicato de Defensores Públicos de Mato Grosso são entidades parceiras que, juntamente com a Repare, custearão o festejo que contará com refrigerantes, cachorro quente, pipoca, picolés e outros atrativos.
Todos os anos, os defensores públicos de Várzea Grande recolhem cartas dos filhos dos assistidos (clientes da Defensoria) contendo pedidos para o Papai Noel. "Depois de lidas, escolhemos algumas e as atendemos. No ano passado doamos três bicicletas, um vídeo game e diversos outros presentes", explica a defensora pública Tânia Regina de Matos, membro da Repare. "Este ano a Associação Comunitária de Comunicação Varzeagrandense nos procurou e decidimos fazer uma festa em conjunto para os filhos dos presos da cadeia pública de Várzea Grande, surgindo assim a campanha 'Filhos do Capão'", completa.
"Após 10 anos como assistente social do Sistema Penitenciário vejo que a estigmatização dos presidiários estende à sua família e, muitas vezes, até nós que trabalhamos com eles. Com o Natal chegando, despertamos para uma reflexão: estaríamos discriminando as famílias dos presidiários ao deixarem de fora dessas comemorações? É necessário que a sociedade saiba que as crianças não devem nunca ser estigmatizadas pelos erros cometidos pelos seus pais", pondera Jane Medeiros.
A assistente social ainda enfatiza que "graças a Deus encontramos pessoas para mudar e fazer história, os filhos/as dos presidiários serão lembrados através da Repare e dos parceiros que se empenharam em organizar uma festividade para estas crianças".
"A campanha Filhos do Capão é uma maneira de toda a sociedade contribuir para a ressocialização do apenado, uma vez que demonstra claramente a preocupação da comunidade em suprir a falta que os pais fazem num momento tão especial quanto a das festas natalinas, inclusive com a distribuição de presentes que, todos sabemos, tem um significado bastante importante para qualquer criança na época de natal. A Repare se sente orgulhosa de participar de mais essa iniciativa. Eu, pessoalmente, como pai de família, cidadão e Defensor Público, sinto-me bastante feliz em poder colaborar," comemora o defensor público Marcos Rondon Silva, presidente da Repare.
Rede
A Repare é uma organização não governamental que tem por objetivo chamar a atenção da sociedade civil para a questão prisional e neste ano resolveu organizar uma comemoração para as crianças que passarão o natal longe de seus pais.
Desde que foi criada, em julho de 2010, a entidade tem desenvolvido vários projetos como apresentação contínua de palestras para albergados de Várzea Grande, custeio de escola particular para filhos(as) de presos(as), convênio com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que absorve mão de obra de presas do regime fechado, entre outras ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário