Seja bem vindo

Esta página visa divulgar os trabalhos da ONG REPARE (Rede Permanente de Assistência ao Recluso(a) e ao Egresso(a).
Obrigado por nos visitar!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

ENTIDADES SE UNEM PARA IMPLANTAR REDE DE ATENDIMENTO






Na tarde da última sexta feira (06) entidades se reuniram na sede da Fundação Nova Chance (FUNAC) a fim de conhecer o projeto de Rede de Atendimento Social ao Egresso e Albergado que deverá ser implantado em Várzea Grande.

O objetivo geral do projeto é criar uma rede de atenção intersetorial de atendimento ao egresso e ao albergado, que tenham endereço em Várzea Grande, cuja finalidade será intervir nos fatores de vulnerabilidade social que influenciam na reincidência e na vitimização criminal. A previsão é de que o projeto tenha prazo de um ano, podendo haver prorrogação caso as entidades parceiras assim o desejarem.

Colaborar na fiscalização do cumprimento das condições do SURSIS, do Livramento Condicional e da pena de prestação de serviços à comunidade, desenvolver projetos de pesquisa para obter dados reais sobre a situação da criminalidade visando diminuí-la  e propiciar a reintegração social dos egressos e albergados são alguns dos objetivos específicos.

Uma das ações bastante discutida foi como será o atendimento aos familiares dos egressos e albergados que buscarem os programas da Assistência Social do Município por meio dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do Município de Várzea Grande.  A dúvida pairou se o serviço deverá ser setorizado a esse público ou não.

Sobre a orientação jurídica foi consenso que a Defensoria Pública será a Instituição mais adequada para prestá-la como já vem fazendo desde a sua instalação.

A reunião foi presidida por Neide Mendonça, diretora da FUNAC, órgão vinculado a SEJUDH (Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos) e contou com a presença do Juiz da execução penal de Várzea Grande, dr. Abel Balbino Guimarães, da Defensora Pública Tânia Regina de Matos e membro da REPARE, Rede Permanente de Assistência ao Recluso e ao Egresso e do tenente coronel Wilkerson Felizardo, além de profissionais da Prefeitura de Várzea Grande e do sistema prisional.  

O próximo passo será apresentar o projeto para o atual prefeito e transformá-lo num termo de cooperação técnica.  A intenção é assiná-lo no dia da Ressocialização, comemorado anualmente em 26 de Agosto.

A REPARE

A Rede Permanente de Assistência ao Recluso e ao Egresso, uma organização não governamental que tem entre seus membros a diretora da FUNAC e como presidente o dr. Marcos Rondon, atual segundo Subdefensor, implantou desde o mês de março deste ano um projeto junto à Casa do Albergado em Várzea Grande cujo propósito é levar informações instrutivas aos que cumprem pena naquela unidade.

No último sábado dia 07/07 os albergados assistiram a uma palestra sobre Promoção da Saúde Bocal com a dra. Fernanda Rondon, que atua junto ao Centro de Odontologia para Pacientes Especiais de Mato Grosso. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário