Seja bem vindo

Esta página visa divulgar os trabalhos da ONG REPARE (Rede Permanente de Assistência ao Recluso(a) e ao Egresso(a).
Obrigado por nos visitar!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Reeducandas recebem capacitação

04/07/2012 14:27
Curso_reeducandas.jpg
As reeducandas do sistema prisional de Cuiabá que prestam serviço no TRT de Mato Grosso participam esta semana de capacitação no qual aprendem os procedimentos necessários para a montagem de processos judiciais.

O treinamento servirá para ampliar o conhecimento sobre o andamento e as peças processuais e assim complementar as atividades de digitalização que elas realizam na Secretaria do Tribunal Pleno desde o segundo semestre do ano passado.

Segundo a secretária-geral da Presidência do TRT/MT, Laís Drosghic, que está ministrando o curso, a participação das alunas está sendo excelente. “Elas estão bastante interessadas e fazendo muitas perguntas”. Esta é a primeira capacitação que o Tribunal oferece para as reeducandas. Na próxima semana, elas também irão participar do curso de Informática Básica, na Vara da Cidadania.

A atuação das reeducandas na Justiça do Trabalho mato-grossense é resultado de um convênio assinado entre o TRT/MT, a Fundação Nova Chance (Funac) vinculada à Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, a Defensoria Pública e a organização não-governamental  Rede Permanente de Assistência ao Recluso e ao Egresso (Repare).  

A iniciativa faz parte do programa “Começar de Novo” promovido pelo Judiciário brasileiro e busca proporcionar a reinserção social e melhoria de condições à pessoas que estão cumprindo pena.

Cumprindo o convênio firmado no TRT mato-grossense, as reeducandas desempenham tarefas na área de apoio administrativo, com o recebimento de remuneração, além da remição de pena decorrente dos dias trabalhados.

De acordo com a coordenadora da Comissão Socioambiental do TRT/MT, Isadora Ribeiro, a intenção é buscar que a Fundação Nova Chance (Funac) também ofereça  capacitação às participantes do programa para que elas tenham melhores condições de emprego ao voltarem à liberdade.

As reeducandas que trabalham no TRT/MT cumprem pena no regime fechado do Presídio Ana Maria do Couto May, com permanência no programa até a conclusão do regime semi-aberto.


(Aline Cubas/Celly Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário